terça-feira, 16 de março de 2010

"O preço dos combustíveis volta a subir! Concorda?"

A pergunta lançada pelo programa "Estação de Serviço" (RTP Açores) desta tarde foi: "O preço dos combustíveis volta a subir! Concorda?"
Será que alguém telefonou (gastando mais alguns preciosos cêntimos a acrescentar ao desfalque que vai continuar a ter com a subida dos combustíveis) a responder que SIM? Ou eu não estou a ver a profundidade da questão lançada , ou então ninguém no seu perfeito juízo pode ser a favor da subida do preço dos combustíveis ou de qualquer outro produto. Foi pena não ter podido ficar a ouvir o programa. Teria sido interessante escrutinar os eloquentes argumentos a favor, já que os que são contra este aumento me parecem óbvios e os únicos possíveis... Aliás, foi curioso observar que a própria apresentação do assunto já trazia em si mesma (pela expressividade transmitida pelo ponto de exclamação) uma orientação de resposta algo tendenciosa...
Entretanto, pus-me aqui a imaginar...
"- Boa tarde, obrigado (porque o jornalista é do sexo masculino, claro!) por participar no nosso programa. Então o que acha da subida do preço dos combustíveis à meia-noite de hoje? Concorda?
- Boa tarde, claro que concordo. Aliás acho que esta medida já veio um pouco tarde. Tenho escrito várias cartas aos Ministros das Finanças, da Economia e até ao nosso Primeiro a pedir que se comece a subir diariamente o preço dos combustíveis. Isto assim não pode ser. Temos de ajudar o país a sair da crise. Toda a ajuda é pouca para encher os cofres do Estado e das empresas do ramo. Até já ouvi dizer que vários sheiks das Arábias andam a ficar pobrezinhos e a ter de vender os seus aviões particulares. Se o meu depósito vai passar a andar mais vezes no vermelho não faz mal. E sempre posso cortar nas despesas de alimentação dos meus filhos, ir menos vezes ao dentista...
- (meio desconcertado, sem entender se a telespectadora estava a ser irónica ou..., o jornalista decide interromper a conversa) Muito bem, penso que já entendemos o essencial da sua ideia. Vamos passar a outro ouvinte..."