Há uns dias atrás vi o filme "A Passage to India", realizado por David Lean em 1984 e baseado no livro homónimo de E. M.Forster, que tem sido uma agradável companhia há mais ou menos uma semana e uma fuga pecaminosa às leituras obrigatórias desta recta final do trabalho. No entanto, o que me traz aqui é a partilha de uma cena do filme que achei... estranha.
Resumidamente, o que se passou foi o seguinte:
Miss Adele Quested decide corajosamente romper o noivado com Ronny Heaslop, num momento de lucidez amorosa: não o amava! Depois, o realizador leva Adele a passear (e a reflectir sobre a vida)no meio da selva indiana, onde é quase atacada por um grupo de macacos que descansavam em cima de um conjunto arquitectónico de sensuais estatuetas de pedra. Resultado, Adele corre em pânico para os braços de Ronny, dizendo que o ama muito e que afinal quer casar com ele!
Não percebi! A sequência das cenas deixou-me confusa! Qual a razão da mudança dos seus sentimentos? Qual o papel dos macacos? Não quero acreditar que a decisão tivesse só a ver com: "caso contigo, porque me protegerás de todos os macacos que encontrar pelo caminho!" Ou se calhar é uma boa razão... não sei...