segunda-feira, 17 de maio de 2010

Surpresa... Indignação... Revolta...

      Não se preocupem. O conteúdo deste "post" não vai avançar no grau da agressividade que o título anuncia, até porque já contei até 10 (por ordem crescente e decrescente) desde o momento que o escrevi até agora... No entanto, há coisas que deviam deixar o comum cidadão aborrecido (ou melhor, surpreendido, indignado, revoltado).
      Passo a explicar... A propósito de uma viagem que farei em Agosto (se o vulcão da Islândia deixar, claro), telefonei para o Centro de Saúde da Lagoa (único local da ilha, melhor dizendo, das nove ilhas dos Açores onde há uma consulta de Medicina do Viajante) a solicitar uma consulta. "Houve uma alteração nos serviços. Estas consultas só estão disponíveis para residentes no concelho da Lagoa", foi a resposta que ouvi. POSTO ISTO, PARA ME PODER PREVENIR CONTRA UMA SÉRIE DE DOENÇAS INFECCIOSAS E FAZER A RESPECTIVA PROFILAXIA TENHO DUAS OPÇÕES: OU MUDO A MINHA RESIDÊNCIA PARA O CONCELHO DE LAGOA OU FAÇO VÁRIAS PROMESSAS AO SANTO CRISTO PARA NÃO SER PICADA POR NENHUM MOSQUITO ANOPHELES (OU ALGUM PARENTE PRÓXIMO)...
      Não faz sentido...  Um arquipélago que investe milhões de euros para desenvolver o turismo, que fica embevecido e quase beija o chão a qualquer estrangeiro que por aí venha (não tenho nada contra eles, entenda-se, mas contra algum deslumbramento que por vezes vejo), não invista na protecção dos seus próprios habitantes. Por uma questão de saúde pública... Claro que tive de procurar alternativas. Recorri ao Centro de Saúde do meu concelho, onde fui atendida por uma simpática enfermeira que me ajudou a esclarecer a minha lista de dúvidas. E, lucky me, até trouxe uma vacina bem dada no braço, que, neste momento, me está a doer bastante. Ui... Deve ser castigo por estar aqui a dizer estas coisas. Mas, foi a própria que me aconselhou a reclamar, a fazer alguma coisa contra a situação. Sim, porque olhar para um livro e ver quais são as vacinas recomendadas deve ser diferente de ter uma consulta médica, fazer check-up, etc...
      Bom, agora vou descansar e deixar a inoculação fazer efeito...