quarta-feira, 7 de março de 2012

Sobre as virtudes da leitura (continuação)...

Aproveitando o repto lançado pela Ana, que achou este texto formidável, aqui vai o meu contributo para o tema, desta feita visto do ângulo oposto…

Namora um rapaz que lê. Namora um rapaz que, entre um e outro derby televisivo, adianta a leitura de um livro em cerca de 400 páginas, em vez de ver as dezenas de programas de televisão que comentam “um e outro derby televisivo”. Namora um rapaz que, após um e outro jogo de futebol entre amigos ao fim do dia, te pergunta se estás a gostar do livro que estás a ler e te diz que és mais bonita e estimulante do que as personagens femininas de Tolstoi.

Namora um rapaz que lê, pois, de cada vez que recebas uma mensagem no telemóvel, arriscas-te a encontrar deliciosos e originais fragmentos de inspirada literatura que fariam inveja a qualquer prémio Nobel desinspirado. Namora um rapaz que, para te perguntar como foi o teu dia, esgota os caracteres da mensagem e que, mesmo assim, não utiliza as palavras “como foi o teu dia”. Namora um rapaz que aceita que o contradigas no seu gosto literário, mesmo quando ele diz que o livro que acabou de ler foi o livro da sua vida.

Namora um rapaz que lê, porque podes partilhar as inflamações do teu coração, ser perigosamente sentimental, emocionares-te com pores do sol deslumbrantes e, mesmo assim, continuarás a ser uma pessoa inteligente e… especial. Namora um rapaz que já leu os Ultra-românticos, pois assim ele saberá que isto não te tornou mais lamechas ou chata, apenas mais sensível e corajosa em expores a tua alma às queimaduras solares e à crueldade do mundo.

Namora um rapaz que lê, porque enfrentará os desafios e os obstáculos da vida com a mesma tenacidade com que José Rodrigues dos Santos escreve 600 páginas, colocando o professor Tomás de Noronha à procura dos segredos e dos mistérios de Deus. Para ele, depois da Fórmula de Deus, só interessa a fórmula (in)explicável do seu amor por ti…

Namora um rapaz que lê, visto que, para ele, ver-te a cada novo dia que passa é como se desfolhasse um livro novo pela primeira vez, atento ao perfume das suas páginas, às cores das imagens, às formas das letras. Cada página das vossas vidas será virada com delicadeza e conservada longe do pó e da traça da rotina.

Namora com um rapaz que lê, pois oferecer-lhe um livro será sempre uma boa alternativa à habitual dor de cabeça que é escolher entre o perfume, o after-shave, a gravata ou a camisola que lhe compraste de surpresa (e que achaste linda) e que afinal não lhe serve, não tem a lã suficientemente macia … ou da qual ele simplesmente não gosta. Mesmo que o livro venha com talão de troca, ele certamente não o trocará, porque acertaste em cheio no seu gosto.

Namora com um rapaz que lê com a mesma clareza os teus olhos, a palma da tua mão, com que lê a obra de António Lobo Antunes ou o Húmus de Raul Brandão. Se leu estes autores sem pensar mil vezes em desistir, se dispensou os dicionários e a releitura a cada página, nada o assustará, nem mesmo o momento em que te colocará na alma o anel mágico do compromisso que deixaria o Senhor dos Anéis sem motivos para chegar a Mordor.

Namora com um rapaz que não lê Paulo Coelho, mas que, ainda assim, seja diariamente O Alquimista da tua felicidade. Ele saberá que a sua também estará bem perto e não em terras distantes que ocultam tesouros. A sua felicidade és tu…

Catarina Alves